Você quer um consultório odontológico mais próspero, com clientes satisfeitos e com o caixa saudável e crescente?
Esse artigo foi preparado especialmente para você, dentista.
Trouxemos esse conteúdo para te mostrar que é importante estar por dentro da administração do seu consultório e saber se está tudo funcionando como deveria.
Mas melhor do que isso, com essas métricas você poderá aumentar o faturamento do seu consultório, manter seus clientes fiéis, e saber exatamente qual a margem de lucro do seu negócio.
Quer saber como cuidar da forma correta do seu consultório? Continue a leitura.
NPS – Nível de Satisfação do Cliente
Você já ouviu falar de NPS?
Não? Então iremos te explicar.
(Net Promoter Score) da sigla NPS significa nada mais e nada menos do que Nível de Satisfação do Cliente.
Conquistar mais clientes, fazer a empresa crescer e ser reconhecida, não é das tarefas mais fáceis que enfrentamos ao longo da vida adulta.
Seja você empresário, funcionário, vendedor, gerente ou diretor…
Não importa se você trabalha com saúde, cabelo, engenharia, marketing, comida, ou música.
Todas as profissões têm fatores determinantes para que a renda continue crescendo, ao invés de descendo.
O seu cliente está satisfeito com o serviço entregue a ele?
O seu cliente será fiel a sua marca, ao seu serviço ou tratamento até o final?
Essa é uma das métricas cruciais para que você mantenha o seu sucesso escalável, e seu consultório de portas abertas.
São os clientes que mantêm o seu sonho de pé, e se tornando real.
E a melhor forma de entender suas necessidades, satisfações e reclamações para uma boa otimização, é analisando o NPS. Dessa forma você poderá conquistar um crescimento sustentável e previsível.
Com a metodologia é possível medir o grau de fidelidade de cada cliente.
Abaixo escala de satisfação
– Excelente – NPS entre 75 e 100
– Muito Bom – NPS entre 50 e 74
– Razoável – NPS entre 0 e 49
– Ruim – NPS entre -100 e -1
Para coletar tais dados, basta você fazer perguntas práticas como:
– “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria o nosso consultório para um amigo?”
– “Em uma escala de 0 a 10 qual é o seu nível de satisfação pelo serviço prestado?”
– “Em uma escala de 0 a 10 qual o seu nível de satisfação sobre o nosso atendimento?”
Pontos importantes e relevantes sobre a pesquisa
Detratores – de 0 a 6: São clientes insatisfeitos e que estão sujeitos a fazerem más recomendações do seu consultório, e não retornar para novos procedimentos.
Neutros ou passivos – 7 ou 8: São clientes que até então estão satisfeitos, mas não são clientes fiéis e tem inclinação a migrar para outra clínica caso ela chame a atenção.
Promotores – 9 ou 10: São clientes fiéis, que amam a empresa em que são clientes e estão propensos a recomendar os serviços prestados., além de grandes chances de investir mais dinheiro em novos procedimentos.
Com tal pesquisa, você poderá explorar as maiores qualidades do seu consultório e equipe, e entender os erros e pontos a serem melhorados.
Cliente feliz é indicação certa, e consultório lucrando mais, afinal.
2. CAC – Custo de Aquisição por Cliente
O custo por aquisição de cliente é fundamental para que você saiba quanto está sendo investido em cada cliente, individualmente, e qual o retorno que ele tem gerado para a empresa.
Além disso, você conseguirá uma visão panorâmica de quantos reais está sendo investido mensalmente, e de quantos clientes novos estão entrando para dentro do seu consultório.
Esse balanço deve ser feito mensalmente, para que assim você possa analisar todas as informações e volume de clientes que entraram naquele mês, e comparar sucessivamente.
Mas e então, como calcular o CAC?
Você deve ter todos os custos na ponta do lápis.
Investimentos em marketing, no time comercial, vendas e demais.
Vide exemplo abaixo:
– Salários
– Ferramentas
– Investimentos em mídia paga (compra de anúncios)
– Comissões
– Telefonia
– Viagens
E então, somar todos os novos clientes do mês.
CAC = (Valor do Investimento em Marketing + Investimento em Vendas/ Número de novos clientes)
Com isso, some as despesas e divida o total pelo número de clientes conquistados.
Ex: O investimento para aquisição de clientes é de R$5.000, e 20 clientes entraram.
5.000/20= 250 – Logo o CAC é de R$250.
Agora ficou muito fácil identificar a direção para entender o que está acontecendo no seu consultório, não é mesmo?!
3. Ticket Médio
Eu sei que você escuta o tempo todo sobre ticket médio, mas afinal de contas que métrica é essa?
O ticket médio é nada mais, nada menos, do que o valor que o seu cliente costuma investir em procedimentos no seu consultório.
Dos gastos que podem ser calculados estão os procedimentos, tratamentos, consultas de rotina e até mesmo exames.
Como calcular o ticket médio
Para que tudo fique de fácil compreensão, vamos a um exemplo:
Suponhamos que a sua clínica fechou o mês com um faturamento de R$50mil – neste mesmo mês o consultório atendeu 25 pacientes.
Ticket médio = R$50.000 (faturamento mensal) / 25 clientes (quantidade de clientes no mesmo mês) = R$2.000 – Ticket médio
Ou seja, o valor do ticket médio do consultório é de R$2mil reais, mesmo que alguns tenham gastado mais ou menos, a média é essa. E é assim que você descobre, quanto cada cliente gasta em média.
Essa métrica é interessante, para que através do resultado você tenha dimensão de quais são os serviços mais procurados. Desta forma fica mais fácil aprimorar a prestação de serviços, não acha?!
4. Margem de Lucro
A margem de lucro com certeza é um dos maiores indicadores da empresa, com essa métrica você é capaz de dimensionar a saúde financeira do seu consultório.
A margem de lucro nada mais é que a porcentagem do preço de um serviço que corresponde ao lucro que realmente interessa a empresa.
É o percentual obtido através do cálculo entre receita total, custos, despesas e lucro.
Para melhor conhecimento da saúde financeira do seu consultório, fique atento(a) aos próximos passos.
Como calcular a margem de lucro do meu consultório?
Para chegarmos ao resultado que importa, você precisa saber o valor do serviço prestado, e dos custos daquele serviço/produto.
Vamos ao exemplo:
O seu consultório faturou 50 mil neste mês e teve um custo de 25 mil neste mesmo mês.
Receita total é de R$50.000
Custos e despesas é de R$25.000
Lucro 50.000 – 25.000 = 25.000
Margem de Lucro = R$25.000/R$50.000 = 0.5 x 100 = 50%
A margem de lucro do seu consultório foi de 50% no mês.
Viu só como é fácil?!
Agora você poderá respirar mais aliviado(a), e lembre-se de que é muito importante manter o financeiro e a administração do seu consultório sob cuidados, e manter-se sempre atento(a) para os ganhos, custos e aquisições.
Desta forma você poderá traçar estratégias adequadas para o seu negócio, e conquistar clientes necessários para o seu sucesso.
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